quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Qual a comida do americano?

   Por muitas vezes me perguntei qual era a comida dos americanos, e sinceramente por falta de conhecimento, acreditava ser hambúrguer e batata frita, só não conseguia entender como eles comiam isso todos os dias. Porém, com o passar do tempo, pude aprender muito a respeito dos costumes principalmente a gastronomia americana.
   Logo no dia que chegamos nos EUA, fomos jantar em um restaurante italiano, o Ciao, um lugar bastante aconchegante, de atendimento amável e comida deliciosa. Neste mesmo dia, fiquei muito impressionada com o valor dos pratos, apesar de ainda pensar de forma errada e fazer a conversão da moeda, notei que mesmo os pratos com frutos do mar, eram bastante acessíveis.
   Com o passar do tempo, fomos conhecendo outros lugares, e tivemos a oportunidade de conhecer pratos bastante variados e para muitos paladares. Digamos que a primeira coisa que estranhei muito, foi o fato de quase ninguém parar para almoço, é muito comum as pessoas comerem no carro ou muitas vezes até pularem o almoço.
   Durante os primeiros meses, senti muita falta de uma comidinha quente na hora do almoço. Eu ainda não morava em minha casa e estava sendo apresentada a nova cultura. Algo muito comum por aqui, são comércios que vendem comida, chamados de "delicatessen", nas "delis" podemos comprar vários tipos de comidas, saladas, lanches quentes ou frios, do tipo paninis ou wraps, e também alguns pratos  prontos, almôndegas, frango empanado, purê de batatas, peito de frango grelhado, e em algumas também pizza.
   Existem também algumas pizzarias, mas muito diferentes do Brasil, são muito mais parecidas com as lanchonetes que vendem salgadinhos, mas no lugar deles, vendem pizza. Além da pizza, é possível encontrar mais uma vez a salada, de vários tipos e molhos, acompanhadas de alguma proteína a sua escolha. Logo, pude notar que o carro chefe do almoço são as saladas e pizza.
   Após um longo dia de trabalho, as famílias costumam se reunir para o jantar em família, e então, aproveitam para ter uma refeição mais completa. Existem opções para todos os gostos, desde o mais calórico é pobre em nutrientes, aos mais saudáveis e saborosos.
   Um restaurante, tipo franquia, que acredito que retrata muito a culinária americana, é o chamado
Boston Market , neste restaurante você pode provar uma amostra bastante saborosa da culinária típica americana. Em geral, o jantar americano é composto por vegetais, carboidrato e proteína. Os itens mais comuns são: vagem, couve de Bruxelas, milho verde, batata, purê de batatas, espinafre, abobrinha, aspáragos, brócolis, algum tipo de macarrão, (muito popular) macarrão com queijo, as carnes brancas tem lugar especial nas refeições americanas, (até por conta do preço), e a carne de porco também tem um consumo considerável.
   Por mais incrível que se pareça, as comidas que notei serem encontradas com maior facilidade são, italiana, mexicana (chillis, tacos, guacamole, fajitas) e asiáticas. Acho incrível como a comida chinesa faz sucesso por aqui. Apesar de muitas pessoas pensarem que não é fácil de ser encontrado, o feijão tem um consumo bastante alto, muito diferente do nosso, mas é fácil de encontrar em vários pratos, especialmente em saladas e sanduíches, e tenho de confessar, fica uma delícia.
   Depois de tanto tempo, minha tese de que americano vive de hambúrguer, mudou muito, tive a oportunidade de aprender e perceber, que se alimenta mal nos EUA aquele que quer, e que não tem vontade de procurar por opções saudáveis.

(Fotos arquivo pessoal)


 

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More