segunda-feira, 26 de outubro de 2015

"Zona azul" Americana.

   Assim que cheguei aos EUA, uma das coisas que tinha maior curiosidade em conhecer, eram as famosas maquininhas de colocar moedas para estacionar. Sempre que via as tais maquinas em filmes e séries, ficava imaginando como devia funcionar.
   Logo nos primeiros dias, tive a oportunidade de conhecer as tais maquininhas, elas estão por toda a parte, em toda a área que existe comércio, elas também existem. Funciona assim: todas as máquinas aceitam apenas moedas, algumas delas aceitam apenas moedas de 25 centavos e algumas aceitam moedas de 5, 10 e 25 centavos. O tempo varia de acordo com o valor da moeda, podendo ser 4, 8 e 20 minutos respectivamente. Em algumas cidades, o valor pode variar um pouco, entre 15 e 20 minutos por quarto de dólar. Próximo as estações de trem, também existem as máquinas, porém, as pessoas que utilizam o transporte público, costumam estacionar o dia todo nas vagas, assim sendo, estes podem fazer um pagamento mensal nas prefeituras e aí o controle é diferenciado.
   De tempos em tempos, um fiscal passa checando cada máquina, e é claro, sempre existe alguém que se esquece de colocar a moeda, ou extrapola o tempo pelo qual foi pago. Nesses casos, cabe uma multa, que começa em $25,00 dólares, e se por acaso, algum carro for multado e o fiscal fizer a ronda novamente, e o mesmo carro continuar na vaga, sem pagar pelo tempo, este pode ser multado novamente. 
   Aos domingos e em feriados importantes, como Natal, Réveillon, Ação de Graças, e após as oito da noite, a população é isenta de pagar para estacionar.
   Na minha opinião, esta forma é muito mais justa, afinal, cada pessoa paga pelo tempo exato que pretende utilizar determinada vaga, e não tem que pagar, muitas vezes, por uma hora cheia, quando sua real necessidade é de apenas cinco ou dez minutos.
(Fotos do arquivo pessoal)



0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More