quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Em busca da Drive License

Quando alguém decide morar fora de seu país de origem, a última coisa em que se pensa é: como conseguir documentos de primeira necessidade? Nós já tínhamos noção de que nem tudo seria como no Brasil, que muito provavelmente, não teríamos acesso a carteira de habilitação, e já estávamos conformados com a ideia, porém não sabíamos, o quanto este tipo de documento pode definir, o tipo de trabalho que alguém vai ter.

O principal documento pedido, para poder solicitar a carteira de habilitação americana, é o famoso social security (muitas vezes, até mais importante que o green card). Este documento, seria o nosso CPF, então já é possível imaginar, o quão poderoso esse documento pode ser. Porém, se a pessoa não tem o status imigratório definido, não tem direito a este documento.
O que muitas pessoas que chegam até os EUA não sabem, é que, se logo que chegar ao país, a solicitação da carteira for feita, a possibilidade de conseguir o documento é bastante grande. Então, fomos à luta, verificamos todos os documentos exigidos, reunimos a papelada e fomos até o DMV ( o DETRAN Americano). Tivemos muitos problemas por conta do nome e sobrenome extensos, descobrimos que isso é coisa de brasileiros, mas ao final, deu tudo certo.
Fiquei abismada em ver a facilidade de tirar uma habilitação neste país, você apresenta os documentos, faz uma prova sobre conhecimentos em direção e leis de trânsito, (se aprovado) faz exame de vista e já sai com a autorização para fazer um cursinho de cinco horas, sobre direção defensiva e então, agendar seu exame de rua. O processo todo, não chegou ao custo de $200,00 dólares (na época, mesmo fazendo a conversão do dólar, ficava muito mais barato que no Brasil). Em mais ou menos trinta dias, estávamos com nossas carteiras em mãos!
Assim que consegui minha carteira, entrei em contato com a candidata a patroa, e avisei que já havia conseguido minha habilitação, e que estávamos a procura de um carro para comprar ( não sabia de onde sairia o dinheiro para, mas precisava do emprego) a única resposta que obtive foi: Maravilha!!! Oi??? Como assim???  Fiquei um tanto quanto decepcionada, afinal, pensei que com esta "novidade", o emprego seria meu automaticamente.
Foi um tanto quanto frustrante a resposta que obtive, mas tentei não me deixar abater, muitas coisas boas haviam acontecido em meio ao processo para conseguir a habilitação, como por exemplo, conseguimos abrir uma conta bancária e também solicitamos um número de identificação de impostos (só viria a descobrir a importância deste documento, meses a fio).
Após três longas semanas, recebi uma mensagem, da mesma pessoa, me perguntando se ainda tinha interesse na vaga. Me lembro que aquele dia, se pudesse, sairia soltando fogos, de tanta felicidade!!!


4 comentários:

Estou adorando a história de vcs! Amanha tem mais neh?! Bjs Estela Zanesco Moreira

Você tem qual tipo de visto?
Da pra tirar o social security mesmo com visto de turista?

Olá Bruno, com o visto de turista não é possível tirar o social, porém, para tirar a habilitação, o depto de Social Security te da uma declaração que vc não habilita para o documento...bjs.

Tem sim Estelinha...obrigada linda, bjs!!!

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More