quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Compras x falta de crédito

Nunca havia parado pra pensar, como eram feitas as compras fora do Brasil, de que forma funcionava o crédito, as vendas em lojas e tudo mais. Assim que vimos a necessidade de compras móveis para nossa casa, descobrimos da pior forma possível, que neste país, não existem as parcelas ou carnes. E agora? Como iriamos fazer nossas compras? Não dava pra ficar sem móveis, algum jeito tinha que ter.

Algumas vezes, nos mercados grandes como Walmart e Target, vimos alguns móveis a venda, tudo de uma forma bastante simples e pratica. Existe uma prateleira com um móvel em exposição, seu respectivo código, e logo abaixo, caixas do mesmo móvel. A única coisa que se tem a fazer é pegar a caixa, pagar, levar pra casa e montar. Sim, não existe entrega,( a não ser que seja uma compra pelo site) e muito menos montador, os móveis são de qualidade justa, de acordo com o preço, de muito boa qualidade eu diria. E foi assim que compramos alguns móveis para a nossa casa. Compramos estante para sala, armário para armazenar mantimentos, armarinho de banheiro e até mesmo persianas ( por preço de banana, diga-se de passagem).
Os móveis maiores e mais caros, em sua grande maioria, já tínhamos em casa, mas nos faltava um jogo de sofá. Então fomos a uma loja e escolhemos aquele que mais nos agradava, porém já sabíamos que não era possível parcelar, então juntamos um valor para dar de entrada, e juntamos nossos cartões de crédito de seguro ( um tipo de cartão em que vc deposita uma quantia X, e o banco te dá crédito desta quantia depositada, e assim você constrói seu crédito) e finalmente fizemos a compra. Ao fechamento da compra, descobrimos que ainda teríamos de pagar pela entrega, na época fiquei horrorizada, além dos impostos, ainda tinha a entrega, que palhaçada...kkkk. Com o passar do tempo me acostumei com este sistema, afinal, nós é que estamos acostumados a pensar que tudo é "de graça" no Brasil.
Finalmente, após pouco mais de um ano e meio, nossa casa estava montada, e com uma aparência de lar. Aprendemos muito durante este processo de adaptação, sofri muito durante este período, principalmente quando me lembrava de minha casa no Brasil, toda recém-montada, pois tinha me casado a pouco tempo, pra falar a verdade, até hoje sinto saudades.
Com o passar do tempo, fomos aprendendo que neste país, uma das coisas mais importantes, é o crédito, existem registros para saber o nível do seu crédito, e ele determina por exemplo, qual a taxa de juros que você pagará em um financiamento, seja ele de carros ou de imóveis. Parece um tanto complicado, mas acredito ser justo, está é a forma de fazer as pessoas comprarem de acordo com seu poder aquisitivo, até mesmo por que aqui, não basta ter o dinheiro, eles sempre querem saber a origem do mesmo, então, caso não se consiga explicar de onde o dinheiro saiu, não se consegue fazer absolutamente nada.
Quem me dera, todos os lugares fossem assim...

3 comentários:

Tem algum e-mail que eu possa fazer contato?

Tem sim contato@meudiariousa.com

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More